COMEMORAÇÕES DOS OITENTA ANOS DO INSTITUTO SUPERIOR MIGUEL TORGA

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) é hoje um dos mais antigos estabelecimentos de ensino superior privado em Portugal, cumprindo este ano oito décadas de existência. Por isso estamos a comemorá-lo de uma forma tão especial e tão cheia de orgulho e satisfação.
 
É uma escola com rosto. Com personalidade.  
Construir uma instituição com história é um enorme desafio, porque pressupõe dedicação, empenho e total entrega a uma causa em que se acredita e por que se luta diariamente.  
Assim, o que hoje somos alicerçou-se num processo de luta pela liberdade e pela afirmação do espírito crítico, quer em tempos de ditadura, quer com o advento da democracia. Foi deste modo, com um grande empenhamento, que a nossa escola consolidou uma imagem de qualidade no âmbito do ensino superior português. O ISMT inspira credibilidade, segurança e esperança no futuro.  
Apresentamos hoje um projeto educativo sólido e apetecível, que aposta em áreas de formação diversificadas e promissoras (licenciaturas, pós-graduações, mestrados e outros tipos de formação), adaptadas às prioridades e exigências do mercado atual. Deste modo se proporciona um leque crescente de oportunidades, assente em fortes laços de cooperação com empresas e instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.  
 A internacionalização do ISMT é, aliás, uma realidade bem visível, se atentarmos ao crescente número de alunos e docentes que optam pela nossa instituição para realizarem os seus programas de mobilidade, crescendo também o número de alunos e docentes da nossa comunidade educativa que vão, por períodos de tempo variáveis, fazer a sua formação no estrangeiro.
O nosso projeto educativo dá forma à missão fundamental da escola, que se prende com a criação, transmissão e difusão da cultura e da ciência e, ainda, com a criação das condições para a realização da investigação, sempre numa perspetiva de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo e da comunidade.
 
2017 vai ser um ano de comemorações no Instituto Superior Miguel Torga. Prevemos a realização de eventos públicos pautados por iniciativas de índole cultural, solidária, recreativa e académico-científica. Destacamos desde já um concerto solidário com André Sardet, um espetáculo de imagem alusivo ao percurso dos oitenta anos do nosso Instituto e um evento musical, ao ar livre, com a participação de uma rádio de âmbito nacional.
Levantámos apenas a ponta do véu. Porque muitas outras atividades aguardam e anseiam pela presença e participação de todos os que desejarem partilhar connosco este momento de festa.
 
Porque apostamos na qualidade;
 
Porque somos exigentes na construção do presente e impacientes pelo futuro;
 
Porque somos uma comunidade educativa que conta com dirigentes, docentes, funcionários e alunos empenhados;
 
Porque somos uma instituição em movimento…em permanente viagem;
 
Porque na nossa Escola o futuro já começou;
 
Vamos, em uníssono, comemorar e aplaudir os 80 anos do Instituto Superior Miguel Torga!
 
Vamos erguer a “taça fraternal (…) da amizade e da paz”
Numa “gesta de amor universal” e com “homens de tamanho natural”
“Homens de toda a terra sem fronteiras!
De todos os feitios e maneiras, da cor que o sol lhes deu
à flor da pele! (…)
Homens do dia-a-dia  Que levantem paredes de ilusão.  Homens de pés no chão,  Que se calcem de sonho e de poesia  Pela graça infantil da vossa mão”.
(Miguel Torga, Aos Poetas)
 

Deixar uma resposta